Linhas de Pesquisa

1 – Infância, Imaginação e Cultura Lúdica

Estudo da infância, da arte, mídia e imaginário infantil, da cultura lúdica, e da narração oral de histórias enquanto instância de educação, memória, imaginação e identidade cultural.

2 – Mídia-Educação e Formação de Professores

Estudo das relações mídia, tecnologia, educação e cultua, com ênfase: nos estudos de representação, recepção e apropriação de mídia (televisão, cinema, fotografia, literatura, jornalismo, internet, game, celular); nas práticas midiáticas e culturais de crianças e jovens e suas mediações; ma formação de professores em mídia educação e sua esfera da didática; na escola, tecnologia e cultura digital.

3 – Fronteiras Culturais e Educação

Estudo das relações entre os Estudos Culturais e a Educação, enfatizando as pedagogias culturais, os dispositivos artísticos e a educação ambiental.

Pesquisas em Desenvolvimento

Responsável: Gilka Grardel

Sobre o Projeto: O projeto visa a identificar e discutir alternativas de trabalho pedagógico para os anos iniciais do ensino fundamental que promovam a autoria narrativa infantil em diferentes linguagens.

Leva-se em conta a presença do imaginário midiático globalizado no cotidiano das crianças, e, ao mesmo tempo busca-se valorizar as referências culturais de cada contexto local e regional, particularmente as narrativas orais.

Em nosso horizonte teórico-metodológico estão:

a) A perspectiva da mídia-educação, em que a participação criativa das crianças na produção de textos em múltiplas linguagens é entendida como instância de letramento digital e reelaboração crítica das formas e conteúdos recebidos pelas mídias;

b) A concepção da narrativa como forma de produção intersubjetiva, reprodução interpretativa e atribuição de significado à experiência, e como espaço de autoria, diálogo e pertencimento culturais;

c) A compreensão da escola como um espaço em que arte, comunicação e cultura devam se articular plenamente às formas e conteúdos do ensino curricular. A primeira etapa da pesquisa (Setembro a Dezembro de 2010) foi desenvolvida com apoio de uma bolsa de pesquisadores visitante (Fulbright Capes) no Programa de PhD em Urban Education da City University of New Yourk.

A segunda parte foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grando do Sul, de febereiro a julho de 2011.

A terceira etapa está em andamento.

Para saber mais informações entre em contato com: gilka@floripa.com.br

Responsável: Monica Fanti

Descrição do Projeto: O projeto pretende discutir as possibilidades de uso dos laptops em contextos formativos. Se não há consenso sobre a eficácia e as implicações político-pedagógicas de programas de inserção das tecnologias na escola, investigar um projeto piloto em fase de implantação pode se configurar num importante instrumento de avaliação e contribuir para análise dos desafios a serem enfrentados, tanto em termos de elaboração de políticas públicas como para a construção de possíveis estratégias de ensino-aprendizagem que envolvem a cultura digital.

Com o objetivo de refletir sobre a experiência de estudantes e professores a partir de uso de laptop em contexto de aprendizagem formal ou informal, a pesquisa situa-se na perspectiva teórico-metadológica da mídia-educação, numa abordagem de estudo de caso com vídeopesquisa a partir das categorias de representações. Práticas de multifiteracies.

Para saber mais entre em contato com: mfantin@terra.com.br

Responsável: Projeto Interinstitucional coordenado por Elisa Quartiero (UDESC), Maria Helena Bonilla (UFBA) e Monica Fantin (UFSC/NICA).

Descrição do projeto: O programa “Um Computador por Aluno – UCA”, que se encontra em sua fase piloto, em implantação em 300 escolas públicas brasileiras, oportuniza a inserção dos laptops educacionais nas práticas pedagógicas. A complexidade desse processo de inserção requer que uma equipe de pesquisadores, oriundos de diferentes instituições de ensino superior, investigue os desafios e as estratégias que possibilitam a sua consolidação nas escolas públicas de educação básica dos estados de Santa Caarina e da Bahia, com ênfase na gestão e nas práticas pedagógicas.

Para tanto, esta pesquisa, que tem como fonte de inspiração a etnopesquisa crítica, será desenvolvida nas escolas participantes do piloto do Programa UCA em SC e na BA , a partir de três focos investigativos:

1 – A articulação entre os gestores do Programa (nas 21 escolas envolvidas);

2 – As práticas pedagógicas instauradas nas escolas a partir da inserção dos laptops (estudos de caso em 4 escolas: 2 em SC e 2 na BA);

3 – Apoio à criação de uma Rede Colaborativa de Aprendizagem entre os participantes da pesquisa (nas 4 escolas participantes do estudo de caso).

A partir dela, visaremos elaborar subsídios para redefinição e/ou ampliação dos programas e projetos de inserção das tecnologias na edução, assim como contribuir para as ações pertinentes à construção e desenvolvimento de políticas públicas que visem a oferta de uma educação pública e de qualidade.

Financiamento: Edutal Prouca CNPQ – 76/2010

Envolvidos: Lyana Thédiga Miranda (mestrado), Suleica Kretzer (mestrado), Laura Quinones (mestrado), Gabriela Spagnuolo (bolsista do projeto), ver demais nomes das outras equipes no lates) consultoria Pier Cesare Rivoltella (CREMIT/UCSC)

Para saber mais entre em contato com: mfantin@terra.com.br

Responsável: Telma Anita Piacentini

Sobre o Projeto: A infãncia na obra dos artistas:

Lucas Cranach;

Pieter Bruegel;

Jean-Baptiste Debret;

John Singer Sargent;

Pietro Longhi;

José Maria Estrada;

Paul Klee;

Kvêta Pacovská;

Pablo Picasso;

Candido Portinari;

Franklin Cascaes;

Myllena de Albuquerque;

Martinho de Hero.

Responsável: Leandro Belinaso Guimarães

Descrição do Projeto: A pesquisa analisa imagens da sustentabilidade que circulam no jornal ” O Estado de São Paulo”, bem como em outras revistas de grande circulação no país.

Além disso, busca ver que leituras estudantes de graduação em biologia tecem sobre algumas dessas imagens.

Por fim, conectam-se a essa investigação estudos em produção no “Grupo Tecendo – Educação Ambiental e Estudos Culturais”, que, através da noção de dispositivo artístico, buscam ler imagens constituídas em páticas pedagógicas de educação ambiental.