O Museu do brinquedo da ilha de Santa Catarina foi criado em setembro de 1999, através do então Núcleo Infância Comunicação e Arte (NICA) no contexto da pesquisa “Representação da Infância no Período Moderno”, desenvolvida pela Professora Telma Anita Piacentini, PPGE/UFSC, com pesquisa financiada pelo CNPq.
Contou também com orientação do Museu Universitário Professor Osvaldo de Mello Cabral/UFSC, que possibilitou a criação de um espaço pedagógico e cultural de incalculável dimensão. Registro da memória cultural de uma época, um museu com objetos de infância propicia às gerações atuais e futuras a possibilidade de estudos e de identificação do universo pessoal e social da existência humana.
Atualmente uma parte de acervo do Museu do Brinquedo pode ser vista na Biblioteca Universitária/UFSC, com uma exposição permanente e também como possibilidades de exposições temporárias. A outra parte do acervo permanece na reserva técnica como metamuseu do Museu Universitário.
A criação de uma ala virtual com o blog http://museudobrinquedodailhadesc.blogspot.com.br/ e o perfil no Facebook http://www.facebook.com/museudobrinquedodailhadesc , junto à ala ecológica a ser construída no Parque Ecológico do Córrego Grande, Florianópolis, contribui para consolidar a idéia de um Museu de Brinquedo que ultrapassa fronteiras.
“Guardar brinquedos num lugar público de fácil acesso, além de abrir o mundo infantil aos olhos da criança e adultos através de espaços estrategicamente montados para sua apreciação e criados para uma vivência cultural significativa é, no mínimo, uma resposta de valorização do mundo infantil e de respeito ao mundo adulto que, através de diferentes vias, é resultado de um tempo de infância” (Telma Anita Piacentini)