ateliê da aurora
O site Ateliê da Aurora foi criado em 1999 no curso de jornalismo da UFSC com o objetivo de servir como um espeço de convergênia para o debate sobre a relação entre criança e mídias.
O projeto de extensão surgiu a partir de uma pergunta: que relação com os produtos culturais pode enriquecer a experiência das crianças, diverti-la, estimular sua imaginação, sua curiosidade e seu senso de responsabilidade sobre o mundo?
Acreditamos que uma das formas de se chegar a esta resposta é o contato com a pluralidade de pontos-de-vista e a participação ativa em canais de discussão.
Era isso que nos propunhamos no site e seguimos convidando você a participar!
Artigo sobre o Ateliê da Aurora publicado no periódico Extensio
Equipe de produção na criação do site em 1999.
Gilka Girardello, Laura Tuyama, Frank Maia, Maria Alice Baggio, Clóvis Geyer, Rayane Becke Cabral, Silvânia Siebert e Dauro Veras. Com a parceria de: Maria Isabel Orofino, Sérgio Capparelli, Roselene Gurski, Flávio Meurer, Maria Tereza Wasserman, Elza Dias Pacheco e Laboratório de Inteligência Artificial (EPS/UFSC).
Colaboradores entre 1999 e 2009.
Renata Dalmaso, Caru Dionisio, Clóvis Geyer, Monica Fantin, Horacio Dutra Mello, Silvio Costa Pereira, Patrcia Bieging, Raul Busarello, Roberta Faria, Bruna Bertoli Diegoli, Anita Martins, Maycon Oliveira, Cláudia Garzel, Sérgio Bello, Vânia Mattozo, Fernando Angeoletto e os alunos da disciplina de Produção Cultural, Jornalismo UFSC, 2002-1: Estephani Zavarise, Cláudia Garzel, Rachel Sardinha, Clarissa Lorenço, Vanessa Clasen de Souza, Marcela Campos, Clarissa Miranda e Vinicius Augusto Carvalho.
Parceiros da Aurora
Sérgio Capparelli, Roselene Gurski, Rosa Maria Bueno Fischer, , Dauro Veras, Aglair Bernardo , LEC (Laboratório de Estudos da Comunicação), Grupo Comunic, NPD-UFSC (Núcleo de Processamento de Dados da Universidade Federal de Santa Catarina).
Entrevistas realizadas pela equipe do Ateliê da Aurora
Entrevista com David Buckingham. Recriando a TV na sala-de-aula. Por Gilka Girardello.
Entrevista com Pier Cesar Rivoltella. O papel das novas tecnologias na escola. Por Monica Fantin.