RESUMO: O objetivo deste artigo é dar uma visão geral sobre a mudança do nosso ambiente sociocultural. Na primeira parte, destaca-se essa mudança, que se baseia no desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação, particularmente os aplicativos chamados 2.0.
Essas ferramentas enfatizam alguns aspectos novos realmente interessantes do ponto de vista da educação. Elas são fáceis e baratas: não é necessário ter grandes competências para usá-las e são de fácil acesso – assim, organizações como as escolas podem adotá-los sem um custo muito alto.
Além disso, essas tecnologias são interativas: através delas é possível falar, colaborar, compartilhar conteúdos com outras pessoas.
Finalmente, o destaque ao sentido do que hoje em dia é conhecido como usuário ou produtor, User Generated Content: neste caso não há mais apenas leitores de mensagens, mas leitores que são também autores. Em língua inglesa, é crescente o uso do termo Prosumers, para referir-se aos produtores que são também consumidores (producers + consumers).
Na segunda parte, o artigo busca individualizar os principais problemas educativos nesta paisagem, apresentando três situações típicas que ocorreram em uma referida escola, mas que poderia acontecer em qualquer sala de aula do mundo.
Por fim, a partir desses casos, situamos algumas sugestões e orientações para a intervenção educativa.